Eu tenho um peso saudável? (Meça o IMC)

Eu tenho um peso saudável? (Meça o IMC)

Antes de começar a se assustar na balança, você precisa saber que nem todo mundo precisa ter tamanho 34. Você está realmente acima do peso ou está entre as orelhas? Calcule seu IMC, seu Índice de Massa Corporal e faça o teste da cintura.

Como sei se estou acima do peso?

Existem diferentes métodos com os quais você pode ver se está acima ou abaixo do peso. O índice de massa corporal (IMC) e o teste da cintura são os mais utilizados.

Índice de Massa Corporal (IMC)

O Índice de Massa Corporal (IMC) ou o Índice de Quetelet (QI) são os mesmos. O IMC analisa a relação entre sua altura e peso. O resultado fornece uma estimativa dos riscos para a saúde do seu peso corporal. O IMC não diz nada sobre onde está a gordura. O teste da cintura oferece mais informações sobre a distribuição de gordura.

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Calcular IMC

Você quer saber se você está acima do peso ou abaixo do peso? Com o teste de IMC na parte inferior desta página, você pode calcular facilmente o seu IMC. Você também pode calcular seu IMC dividindo seu peso corporal em quilos pelo quadrado de sua altura (altura vezes a altura, expressa em metros).

Um exemplo: para alguém de 1,70 metros de comprimento e 65 kg aplica-se: 65 / (1,7 x 1,7) = 22,5. O IMC dessa pessoa é, portanto, 22,5.

É o resultado:

  • menor que 18,5: você está abaixo do peso
  • entre 18,5 e 24,9: você tem um peso saudável
  • entre 25 e 29,9: você está acima do peso
  • acima de 30: você é obeso (muito acima do peso)

O IMC não se aplica a todos:

  • O IMC não se aplica a pessoas com mais de 70 anos, porque sua altura e composição corporal mudam.
  • Padrões diferentes se aplicam a crianças com relação ao seu IMC.
  • O IMC nem sempre fornece uma boa indicação para pessoas que se exercitam intensivamente. Os músculos pesam mais que a gordura, então o IMC dos atletas às vezes é alto, mas não diz nada sobre os riscos para a saúde.
  • Certos grupos populacionais também têm valores de IMC diferentes porque a composição corporal é diferente.

Meça sua cintura!

O tamanho da sua cintura também pode ser uma boa indicação de riscos à saúde. Isso ocorre porque há uma grande relação entre a circunferência da cintura e a quantidade de gordura na cavidade abdominal (o acúmulo de gordura na cavidade abdominal é importante para doenças relacionadas à obesidade, como ataques cardíacos, derrame e diabetes). Além disso, a circunferência da cintura é quase independente da altura do corpo.

Por que eu tenho que medir minha cintura e não outra parte do corpo?

As pessoas que têm muita gordura na cavidade abdominal são mais propensas a desenvolver problemas de saúde. A circunferência abdominal é uma medida independente para determinar o excesso de peso.

É assim que você mede a circunferência da cintura

Meça a circunferência da sua cintura com uma fita métrica na parte mais estreita: entre a costela inferior e a parte superior do osso ilíaco.

É o resultado:

  • menor ou igual a 94 cm (homens) ou 80 cm (mulheres): você tem um tamanho de barriga normal
  • entre 94 e 102 cm (homens) ou 80 e 88 cm (mulheres): você tem uma circunferência abdominal aumentada
  • maior ou igual a 102 cm (homens) ou 88 cm (mulheres): você tem uma circunferência abdominal seriamente aumentada

Modelo de maçã ou pêra

O teste da cintura pode mostrar que você tem um risco aumentado, enquanto de acordo com o IMC você não está acima do peso. Isso é por causa da maneira como seu corpo armazena gordura.

Os resultados de ambos os testes são geralmente os mesmos. Se este não for o caso, o teste da cintura é o mais importante porque a gordura na cavidade abdominal (o seu corpo então tem o chamado modelo de maçã) envolve mais riscos do que gordura nas coxas e quadris (modelo de pêra).

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